Quando o folhetim se inspira no real e quando a realidade é retratada na novela
Resumo: A novela Páginas da Vida, exibida no Brasil e em vários outros países, entre eles, Portugal, é um exemplo de hibridismo entre o real e o ficcional. O autor, Manoel Carlos, conhecido por inserir temas da atualidade em seus folhetins, realizou o mimetismo em sua produção, captando do real a inspiração para uma cena dramática. O artigo pretende analisar a cena em que Angélica (Cláudia Mauro) morre carbonizada dentro de um ônibus em que viajava após o veículo ser atacado e incendiado por bandidos, no Rio de Janeiro. O fato foi uma adaptação de um acontecimento real, ocorrido em dezembro de 2006, na capital fluminense. Os objetivos desse artigo são investigar a influência da televisão na formação das identidades na contemporaneidade; a telenovela, como um de seus principais produtos; e sua influência na representação social. E ainda como o gênero se apropria dos acontecimentos e propõe o agendamento, transformando a ficção em conversas e debates do cotidiano, e a posição dos espectadores que se reconhecem como atores de suas vidas diárias.
Palavras-chave: televisão; telenovela; agendamento; representação; mimetismo.
Palavras-chave: televisão; telenovela; agendamento; representação; mimetismo.
Renata VARGAS
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF)
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF)
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