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Marketing no Jornalismo

Falar sobre mídia e jornalismo hoje é também falar de marketing e publicidade. A publicitária, especialista em marketing digital Isabella Ferreira e a jornalista, da rádio sintonia FM, Suzana Oliveira nos resume o que é convergência de mídias e a interação dessas áreas da comunicação.




Isabella, quais são as ferramentas da publicidade que podem contribuir também para fazer jornalismo?

Existem ferramentas na publicidade que o jornalismo também pode utilizar, por exemplo: ferramentas de monitoramento, para que você possa entender do que as pessoas estão falando e qual a reação delas com a atualidade e desta forma, construir um conteúdo de forma interessante. É possível também, utilizar algumas técnicas de SEO  fazendo assim, que o conteúdo seja encontrado de forma mais fácil, ou seja, usando palavras-chave. Desta forma, no momento que o usuário fizer uma pesquisa nos buscadores, ele encontre seu conteúdo mais fácil.”

Você poderia nos dizer como trabalhar conteúdos de forma criativa sem transformá-los em entretenimento? Há alguma forma específica de fazer o jornalismo atualmente, junto à convergência de mídias?

Acredito que a linha entre o entretenimento e o conteúdo jornalístico é muito tênue, e na verdade a maior preocupação deveria ser não fazer um conteúdo que seja sensacionalista, isso que é o grande problema”. Não vejo particularmente um problema em criar um conteúdo que seja extremamente atraente, que elas queiram buscar, que elas queiram consumir, que elas tratam de alguma forma como entretenimento, mas que se informem com isso. Atualmente tem, por exemplo, uma mídia que é o podcast, que trabalha muito nessa área de informação, pois está sempre trazendo bons conteúdos, inclusive jornalísticos, mas também e uma mídia de entretenimento. Então, você pode utilizar no jornalismo uma linguagem mais leve, mas com informação.

Eu acho que a grande responsabilidade está no conteúdo que postam, pode colocar nele sim, uma roupagem que é mais comum na publicidade para fazer com que ele fique mais atrativo e alcance o objetivo  necessário, que é fazer com que as pessoas consumam e fiquem mais informadas.

E a convergência de mídias, ela está relacionada diretamente ao marketing digital? A produção de conteúdo nas redes sociais passam por esse marketing digital?

As mídias sociais fazem parte da vida de quase todas as pessoas, já está massificado. Quase todas as pessoas  possuem um smartfone com acesso as redes, até as empresas de telefonia estão trabalhando planos que não cobram o acesso as redes por que elas se tornaram fundamentais na vida das pessoas, e com isso as redes sociais são um ponto de contato indispensável pra quase todos os meios de comunicação.

Então, com essa capacidade de penetração que as mídias digitais tem, é fundamental que ela seja usada também pelo jornalismo por que ela e uma fonte muito importante de informação, e hoje, também, infelizmente de desinformação.

E para você, Suzana, como a interação do marketing e publicidade influencia em seu trabalho na rádio Sintonia? Você utiliza ferramentas de marketing e publicidade?

Atualmente nos utilizamos às redes sociais para divulgar a nossa rádio, e uma rádio que por ser regional a gente não atinge um publico muito grande. Nosso maior público fica no facebook, no Instagram , no twitter  também estão as redes sociais aqui da rádio sintonia e grande parte desse público também acessam através dos aplicativos. Na rádio, pra fazer essa difusão, a gente tem o site, do próprio site a gente consegue fazer a pessoa ouvir a rádio ao vivo, e também faz a divulgação através de  duas formas de aplicativo pra smartfone. Então a pessoa consegue em qualquer lugar do Brasil ou fora acessar  a rádio, isso que tem ajudado bastante a manter nosso trabalho, a conseguir patrocinadores e apoiadores pra rádio por que por ela ser regional, ela não pega um público muito  grande.

O nosso maior público através da  internet, que facilita muito o nosso trabalho. A gente ao vivo aqui consegue receber mensagens dos ouvintes ou de quem está nos assistindo pelo facebook, principalmente pelo facebook mas também pelo whatsApp, as pessoas mandam áudios pedindo música, mandam áudios participando da conversa, a gente coloca também as pessoas pelo telefone ao vivo, dando informações, dando contribuição dentro das entrevistas e isso facilita muito o nosso trabalho de divulgação, divulgação também não só das lives  que a gente faz aqui na rádio mas também dos informativos, das news, a gente sempre encaminha por email, as nossas propagandas incentivando o pessoal a escutar o nosso trabalho, a conhecer o  nosso programa, a participar com a gente ao vivo.

A rádio, por ser uma rádio comunitária, ela não tem fins lucrativos, então todos os locutores que trabalham precisam ir atrás de patrocinadores. Essa forma de patrocínio e boca a boca mesmo. Vamos até o local, deixamos  número de contato, o whatsApp, mostramos  a rede social da rádio para conseguir captar novos clientes. Ao mesmo tempo em que a gente precisa de novos patrocinadores para anunciar na rádio, nós também, precisamos divulgar cada vez mais a rádio por ser como eu falei, ainda comunitária. Pra isso, como e uma rádio pequena ainda, precisa de muito apoio dos próprios locutores, e um trabalho voluntário. A gente vem aqui, faz as programações, traz as noticias e a gente correndo atrás de patrocínio a gente precisa fazer, no meu caso eu mesmo faço minhas artes gráficas, faço os cartões de visitas, faço os flyers de anúncio pra divulgar e pra trazer mais ouvintes e mais pessoas assistindo, por que a gente não tem apenas o ouvinte, a gente tem àquelas pessoas que estão nos assistindo através de vídeo, pela live. Isso e muito importante, essa convergência de mídia, tanto áudio, tanto visual, ou através da escrita também, e importante pra enriquecer o nosso trabalho, pra nos aproximar das pessoas que participam, que nos assistem, nos ouvem  de qualquer lugar do Brasil.

A convergência de mídia tem possibilitado muito a nossa divulgação, pessoas de fora do Brasil, tivemos pessoas em Portugal, pessoas na Itália sempre mandando recado pra gente, sempre ouvindo dizendo “ olha, estamos ouvindo vocês daqui”, mandam foto, vídeo então isso tem facilitado muito pra estreitar os laços e ainda fazer crescer o trabalho do apresentador e locutor de rádio. Antigamente a gente via o radialista, a gente ouvia o radialista e não sabia quem era a pessoa. Inclusive, hoje em dia há situações que as pessoas quando escutam rádio, até acreditam que tem muitas pessoas La dentro, quando muitas vezes são personagens que o próprio locutor cria, então indo de cara a tapa e mostrando o rosto nas redes sociais , mostrando os nossos vídeos as pessoas vão se inteirando mais do assunto, elas vão se aproximando mais do locutor, e isso pra gente enriquece o trabalho do radialista e do jornalista.

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